Pierre Cardin

segunda-feira, 21 de julho de 2008 |

Nascido em 1922, San Biagio Di Callalta, próximo a Veneza, Itália, de pais franceses. Foi criadoem Saint-Étienne, na região do Loire, na França. Saiu de casa aos 17 anos, para trabalhar com um alfaiate em Vichy, onde começou a fazer taiileurs.
Em 1944, após a libertação da frança, Cardin foi para Paris, onde um ano depois passou a trabalhar com Paquin e com Schiaparelli. Conheceu Christian Bérard e Jen Cocteau; para este, fez o figurino do filme A bela e a Fera (La belle et la bête, 1946). Também trabalhou para Dior.
Em 1949, começou a fazer figurinos para teatro. Durante os sete anos seguintes, Cardin adquiriu fama como alfaiate de ternos masculinos e criador de roupas extravagantes e fantásticas. Nessa época, montou uma pequena loja de suas próprias roupas masculinas e femininas. Em 1957, fez sua primeira coleção feminina, seguida, seis anos depois, por prêt-a-porter. Ao longo da década de 50, criou casacos com bainhas drapeadas e costuras amplas, saias bolha e chemisiers desestruturados. Nos anos 60, lançou perucas coloridas feitas elas irmãs Carita.
Seus vestidos recortados; casacos que abriam a partir de golar curvas e pespontadas; e grandes bolsos chapados exerceram ampla influência na moda.
(pág 19)

Hoje
Pierre cardin é sem dúvida um dos grandes visionários da moda e sempre foi dono do próprio nariz. Em 1991, recebeu o título de embaixador da Unesco. Mas 1993 foi um ano difícil. Perdeu seu companheiro de vida e trabalho, o francês André Oliver, e acabou deixando a Chambre Syndicale de la Haute Couture. De lá para cá, a marca Cardin vem se recolhendo, embora o criador continua ativo. Mora na elegante residence Maxim’s, em Paris, vai ao trabalho todos os dias e continua a investir em teatro: em 2001, em Lacoste, no sul da França, realizou um festival de verão no teatro ao ar livre que construiu em seu castelo, que pertenceu ao marquês de Sade.
Lá ele mantém também seu museu particular, onde todo o seu acervo (incluindo croquis) é preservado. Nos últimos anos, vendeu parte do seu império, mas, plo menos enquanto viver, parece se recusar a investir em um herdeiro criativo que faça seu nome brilhar novamente.