Elsa Schiaparelli

segunda-feira, 21 de julho de 2008 |

Estilista Italiana nascida em 1890, em Roma; estudou filosofia. Passou o início de sua vida de casada em Boston e Nova York e em 1920 mudou-se para Paris. Em 1928 abriu uma loja chamada Pour le Sport. Sua própria Maison, surgiu um ano depois (1929). Nada agradava mais Elza do que divertir, fosse sendo espirituosa, fosse chocando. Suas roupas eram elegantes, sofisticas e excêntricas, contudo possuía grande número de admiradores e clientes. Contratou artistas famosos para criarem acessórios e tecidos, como por exemplo Salvador Dali e Jean Cocteau. O cubismo e o surrealismo influenciaram suas criações. Em 1933, introduziu a manga pagode, influenciada pela moda egípcia, e os ombros largos que determinaram a moda até o New Look.
Schiaparelli lançou broches fosforescentes, botões semelhantes a pesos, adorava cadeados nos casacos, tingia peles. Desenvolveu tecidos com estampas de jornal com os quais fazia lenços e bordava signos do zodíaco em suas roupas. Criou o tom de rosa que passou a chamar “rosa choque”.
Ao fundir arte com moda, Elza Schiaparelli ofereceu as mulheres outra opção de vestir. Durante a Segunda Guerra Mundial proferiu palestras nos Estados Unidos e em 1949 abriu uma filial em Nova York. Realizou seu último desfile em 1954, falecendo em 1973.




Elsa Schiaparelli